Consumo
Empresas
Macroeconomia
Talento
Turismo

Boletim Económico do Porto: turismo recorde, inflação em alta e desemprego no nível mais baixo em 25 anos

05/05/2023

Escrito por

GIEE | CM Porto

Partilhar
Pessoas a passear na Ribeira (Porto)

O Gabinete de Informação e Estudos Estratégicos (GIEE) da Câmara Municipal do Porto publicou hoje o Boletim Económico do Porto referente ao quarto trimestre de 2022 (outubro a dezembro). Este documento releva os dados mais recentes sobre a economia da cidade, reunindo vários indicadores socioeconómicos sobre macroeconomia, empresas, talento, consumo (transações multibanco) e turismo.


​Ao nível macroeconómico, destaca-se a evolução da inflação medida pelo índice de preços no consumidor (IPC), que atingiu o seu nível mais alto nos últimos 30 anos, com os preços a aumentarem cerca de 9,9% face ao ano anterior, conduzindo a uma diminuição do poder de compra das famílias e afetando a confiança dos consumidores.


​Taxa de inflação na Região Norte medida pelo IPC (Base 2012)


​O comércio internacional de bens atingiu máximos de 10 anos, embora com um aumento de 40% do défice comercial de bens, parcialmente compensado pelo aumento das exportações de serviços, nomeadamente do turismo.


​​O endividamento das famílias e das empresas continuou a desacelerar, o que poderá indicar uma maior mais dificuldade no acesso a crédito devido ao aumento das taxas de juro, que, por sua vez, poderá vir a afetar o consumo e investimento no Porto.


​O mês de novembro registou um pico de encerramentos de empresas, principalmente no setor do comércio, alojamento e restauração. Apesar disso, a criação de novas empresas manteve-se elevada, embora tenha desacelerado em relação aos trimestres anteriores.​


​O desemprego registado continuou a diminuir, atingindo o valor mais baixo dos últimos 25 anos. Já o consumo apresentou uma trajetória crescente, com as transações na rede Multibanco a registar um valor recorde de 278,9 M€ em dezembro.


Passageiros no Aeroporto do Porto (embarques e desembarques)

O setor do turismo apresentou um desempenho notável, atingindo máximos históricos em várias métricas. O aeroporto do Porto estabeleceu um novo recorde de 3,12 milhões de passageiros movimentados no 4º trimestre e o número de turistas hospedados na cidade aumentou 44% em relação a 2021, totalizando 557 mil hóspedes e 1,17 milhões de dormidas.

Boletim Económico do Porto Q4 2022

Download

O Boletim Económico do Porto é uma publicação periódica elaborada pelo Gabinete de Informação e Estudos Estratégicos da Câmara Municipal do Porto. As edições mais recentes do boletim estão disponíveis na nossa Biblioteca.​

Notícias Relacionadas

Ver todas
Pessoas a passear na baixa do Porto
Macroeconomia

Contexto macroeconómico – crescimento estável, inflação em baixa e mercado de trabalho resiliente

26/03/2025

| Leme

O contexto macroeconómico da economia mundial, europeia e portuguesa nos próximos anos deverá ser relativamente favorável, com destaque para um crescimento estável, uma taxa de inf...

Ler mais
Troféu do Prémio Economia do Porto
Talento
Macroeconomia
Empresas
Desenvolvimento Sustentável

Município vai voltar a premiar trabalhos de investigação sobre a economia da cidade

28/10/2024

| Porto.pt

Prémio Economia do Porto | 4.ª Edição

Ler mais
Newsletter

Recebe as últimas
novidades por e-mail.

Subscrever a newsletter
porto.pt

Fica a par do que acontece no Porto.